Liberação Miofascial. O que é e quais seus benefícios
O que é Liberação Miofascial?
A Liberação Miofascial é uma técnica de massagem que aplica pressão em alguns pontos do corpo e ajuda a relaxar e alongar os músculos para que haja maior liberdade entre o músculo e a fáscia - uma membrana do tecido conjuntivo, localizada logo abaixo da pele e permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios
Liberação Miofascial caseira: como fazer?
A liberação miofascial pode ser feita em casa e sem a obrigatoriedade da ajuda de um profissional. Nesse caso, a técnica pode ser posta em prática manualmente, por meio de automassagens, deslizamento, fricções, alongamentos, compressões, entre outras técnicas desenvolvidas especialmente para os que preferem executá-la sozinhos.
Para realizar a massagem miofascial em si mesmo, você pode usar alguns acessórios específicos:
- Rolo (foam roller): acessório capaz de trabalhar quase todos os grupamentos musculares
- Bola de ténis: usada para massagem da planta do pé e das partes anterior e posterior da perna
- Bastão (stick): usado para quadríceps e isquiotibiais, menos eficiente que os outros, porém muito bom para ser levado em viagens.
Atenção: O ideal é que a auto-liberação seja efetuada apenas nos indivíduos saudáveis, sem nenhuma lesão muscular ou mesmo indício de patologia. Nestes últimos dois casos, é necessária a atuação de um fisioterapeuta.
Liberação Miofascial é indicada em quais casos?
Existem alguns fatores que causam lesões musculares e, consequentemente, o enfraquecimento da fáscia:
- Uso incorreto da musculatura
- Maus hábitos de postura
- Treinos intensos
- Estresse
- Problemas emocionais
O corpo reage a estes fatores formando nódulos, que são chamados de pontos gatilhos que acumulam toxinas e prejudicam o bom funcionamento do sistema musculoesquelético. Também alteram a coordenação, a flexibilidade e a força muscular.
Contraindicações
A Liberação Miofascial pode auxiliar no relaxamento das tensões do dia-a-dia, na prevenção do desgaste precoce e no tratamento de muitos casos de dor musculoesquelética. Desse modo, é um grande aliado na manutenção da qualidade de vida. Porém, existem algumas contraindicações ao recorrer à técnica:
- Feridas abertas
- Infecções
- Hematomas
- Deficiência circulatória aguda
- Tratamento anticoagulante
- Hipersensibilidade da pele
- Diabetes descontrolada
- Osteoporose
- Fraturas em fase inicial.
Tipos de Liberação Miofascial
A liberação miofascial pode ser realizada com ou sem instrumentos, ou seja, de forma manual:
- Liberação miofascial manual envolve o uso de técnicas como fricção, deslizamento, compressão, alongamento, percussão e vibração
- Liberação miofascial com instrumentos pode ser feita com vários instrumentos, como rolo ou até mesmo bola de tênis. Porém, existem instrumentos de uso profissional que foram desenvolvidos para aliviar a sobrecarga sobre a mão do terapeuta e também para alcançar áreas em que a mão não consegue alcançar.
Benefícios
"Não existe um momento específico do dia para que a liberação miofascial seja executada. Para alguns, fazê-la antes das atividades físicas potencializa a prática, na medida em que alinha a postura e prepara o músculo para receber determinada carga.
Outros indivíduos sentem melhor os resultados da técnica quando a executam após os treinos. Segundo eles, a melhora na circulação sanguínea e o relaxamento muscular que aparecem depois das massagens acabam potencializando os efeitos dos exercícios."
Veja alguns benefícios da liberação miofascial:
- Aumenta a mobilidade articular
- Favorece execução dos movimentos
- Diminui a sobrecarga e tensão músculo articular
- Libera e ativa os músculos
- Prepara a musculatura que vai ser trabalhada. Melhora a circulação e a respiração
- Promove mudanças progressivas nos níveis físico e emocional
- Aumenta a consciência corporal. Relaxa a musculatura
- Ajuda na liberação do ácido lático
- Ajuda a diminuir as tensões musculares
- Ajuda na recuperação muscular e evitar dores tardias
- Previne lesões
- Proporciona bem-estar.
Liberação miofascial causa dor?
No momento em que é feita, a liberação miofascial geralmente tende a ser dolorida, pela existência de pontos tensionados ou dolorosos devido aos vários motivos citados anteriormente. No entanto, a sensação de alívio que a sucede é tanta, que vale a pena todo o esforço."
Fonte: www.minhavida.com.br